Dica: Como configurar teclas do teclado em um joystick? (JoyToKey)

E aí Gamers!

Trago até vocês hoje um programa que tem me ajudado muito quando o assunto é controle. Não auto-controle (ba dum tuss… rsrsrs), não controle remoto, mas sim o bom e velho joystick.

Uma grande maioria dos jogos e softwares relacionados que são liberados hoje em dia possuem suporte, pelo menos parcial, a joysticks e outros tipos de controladores, tendo inclusive menus específicos de configuração. Mas, e naqueles casos onde o jogo simplesmente não reconhece o controle? Ou quando há um problema com o driver e o controle funcionam em tudo quanto é lugar menos onde você quer? Ou quando vc quer que o clique esquerdo do teu mouse seja o R2?

Eu apresento a vocês o JoyToKey. Quem já jogou The Binding of Isaac deve conhecer esse programa –  os próprios desenvolvedores do jogo botaram o nome dele lá, o recomendando caso o jogador queira usar um controle ao invés do teclado.

Google it!
Google it!

O JoyToKey é um programa simples e leve. Ele configura comandos e teclas do teclado e mouse para os botões do seu joystick, como o exemplo que eu disse acima (de configurar o botão do mouse para um botão do joystick).

A parte interessante desse programa é que enquanto ele está sendo executado, ele “fica por cima” dos outros programas em execução, até mesmo do sistema em si, então quando o clique esquerdo do mouse é configurado para um botão, bastaria apenas apertar duas vezes esse botão para abrir um aplicativo, por exemplo (no caso do bom e velho Windows).

Ele também possui uma interface bem fácil de mexer, onde é possível criar perfis (pra você não precisar ficar mudando os controles toda vez que trocar de jogo) e associar esses perfis a aplicativos específicos.

A telinha dessa coisa linda
A telinha dessa coisa linda… Basta clicar em Create para criar um novo perfil, e mãos a obra!

Para associar uma tecla a um botão, basta clicar 2x no botão desejado (dica: se você pressioná-lo no controle, o programa indica qual é). Após isso, vai aparecer uma outra tela, que permite você colocar os comandos desejados no botão selecionado.

Mais fácil que contar até 1
Mais fácil que contar até 1

Apenas um cuidado: O programa não encerra após você fechar a interface dele, sendo necessário ir até a barra de tarefas e encerrá-lo por lá, por exemplo. Essa configuração pode ser mudada no perfil de Configurações (Preferences) do programa.

A própria
A própria

O download do programa é bem simples também: O programa está em um arquivo compactado, não precisando nem instalar, bastando apenas baixar, descompactar, e se divertir! O programa pode ser baixado através do site dos desenvolvedores, via esse link.

Fica aqui essa recomendação pra facilitar a vida de vocês!