Reparando o analógico do N64

Todo mundo sabe que as coisas que a Nintendo cria normalmente são muito resistentes. Entretanto, existem algumas exceções, como por exemplo, o controle do Nintendo 64. Todo colecionador de consoles antigos deve saber do que estou falando. O maldito analógico!

Procurando pela internet, você pode encontrar várias sugestões e ideias para tentar fazer o reparo do “controle molenga”.  E quando comprar um analógico novo não é uma opção, temos que nos render a essas alternativas de improviso com baixo custo.

O problema é que a maioria das dicas de reparo não são muito funcionais. Como eu disse, a maioria, mas não todas. Recentemente testei um método um tanto inusitado e obtive resultados muito bons. Posso dizer que, se você tiver paciência, com ele é possível melhorar o desempenho do analógico em 60%. Então se o seu controle está “molengão” e você quer voltar a andar e correr no Mario 64, se liga na dica:

Itens necessários

Para realizar o reparo do analógico, você vai precisar de:

  • Um filtro de cigarro (isso mesmo! Vá até a rua e pegue uma bituca no chão. As pessoas podem olhar estranho para você, mas lembre-se, ela te ajudará a jogar Mario 64 novamente);
  • Super Bonder;
  • Lixa de unha (aquela que sua mãe ou esposa guarda em uma bolsinha junto com o esmalte. Você pode levar uma bronca depois, mas lembre-se do Mario 64);
  • Paciência, muita paciência (você terá que montar e desmontar, lixar, refazer, montar e desmontar novamente, até o analógico ficar do seu gosto).
  • Tesoura
  • Glicerina ou óleo Singer
  • OBS: se você for de menor, peça ajuda a um adulto.

Fazendo o Reparo

Primeiro, retire o filtro do cigarro. Ele parece um algodão, só que amarelado. Desmonte o controle e abra a caixinha do analógico. Preste atenção no local das peças antes de retirar tudo. O problema do analógico está em duas peças pretas que seguram o manche e rodam as engrenagens. Com o tempo de uso, o espaço no centro dessas peças desgasta e o analógico fica “frouxo”. Você precisa tirar essa folga. Sendo assim, coloque Super Bonder nos locais de desgaste e um pouco de filtro de cigarro. Irá ocorrer uma reação, desprendimento de vapores e a formação de uma superfície rígida, muito parecida com fibra de vidro. Coloque mais Super Bonder sobre o filtro. O resultado irá ficar parecido com o das fotos abaixo:

20160710_12345520160710_123446

Agora é a hora de usar a lixa. Lixe o suficiente para que a extremidade inferior do manche possa encaixar na peça e percorrer por toda a extensão da mesma. Isso da um pouco de trabalho e talvez você tenha que refazer tudo, pois quando montar o controle, irá perceber que o analógico ficou excessivamente justo e rígido.

20160710_123436

Terminado o trabalho de lixar, encaixe as peças novamente. Limpe as superfícies que estão impregnadas com partículas de plástico do desgaste. Passe glicerina ou óleo Singer nas partes envolvidas e  monte o controle.

20160710_124433

Por fim, o momento tão esperado, fazer o teste! Se você acertou de primeira, parabéns! É só aproveitar. Caso contrário, desmonte e faça os ajustes necessários. Lixe mais se precisar, ou coloque mais filtro com Super Bonder. Eu tive que desmontar umas seis vezes para chegar a um bom resultado. De qualquer forma, vale o esforço. Um bom colecionador precisa desenvolver algumas habilidades de reparos, mesmo que rudimentares.

Hora de jogar! “It’s a me, Mario!”

Sem título

RAKS, amante da época de ouro dos VGs.